26 janeiro 2015

6 Fatos Que Aprendi com Minhas Dietas Para Emagrecer

| |


 6 Fatos Que Aprendi Fazendo Dieta

Minha primeira dieta para emagrecer foi aos 7 anos. Eu era uma criança gordinha para minha idade e altura, porque era comilona, mas também porque era inchada do uso de corticoides para cortar minhas alergias respiratórias.

Depois desta primeira dieta, sempre controlei minha alimentação. Mas, por um motivo ou outro, acabei engordando em fases da vida, e tendo que fazer regime para emagrecer de novo. Desde então, já fiz muitos regimes para emagrecer, e tive aprendizados importantes. Ainda sigo na luta pelo equilíbrio alimentar e de peso (isso é uma constante, porque meu metabolismo é preguiçoso, coitado), mas busco levar estes aprendizados (alguns óbvios, outros nem tanto) comigo sempre. Compartilho com vocês:

#1: Alimentação equilibrada e saudável influencia mais na perda de peso do que a prática de exercícios físicos. Sim, de nada adianta gastar 800 calorias nas aulas de zumba e spinning, se ao voltar pra casa, em uma sentada, você come um hambúrguer tomando refrigerante, e depois come um brigadeiro. Ou algo mais leve – se você durante o dia se permite comer "besteirinhas" como bolachinhas recheadas, amendoim, uma bolinha de sorvete, etc. Você não vai emagrecer.
6 Fatos Que Aprendi Fazendo Dieta

#2: Mesmo sendo a alimentação correta o principal fator para o emagrecimento, praticar exercícios físicos é fundamental. Qual a novidade aqui? A questão da regularidade e afinco ao realizar a atividade física. Frequência nas atividades, e empenho, fazem toda a diferença; de nada adianta ir para a aula de spinning e amolecer diante dos desafios. Dentro do seu limite, você tem que encarar o que vier, e suar, suar mesmo!
#3: Um diário alimentar faz toda a diferença. Já escrevi um diário, mas hoje gosto muito do My Fitness Pal (fiz um vídeo tutorial sobre esse aplicativo, acesse aqui). Esse aplicativo lhe ajuda a anotar toda a sua alimentação, e você pode estabelecer uma meta calórica. Baseando-se nela, o aplicativo traça gráficos e projeções para seu emagrecimento. Ter um diário faz toda a diferença, porque você realmente vê o que consumiu no dia. Muitas vezes nos sabotamos com lanchinhos que consideramos inofensivos, mas que fazem a balança estagnar (bolachinhas doces, salgadinhos, refrigerantes, sobremesas).
6 Fatos Que Aprendi Fazendo Dieta

#4: Perder peso não significa perder gordura. Todos queremos perder gordura quando desejamos emagrecer, certo? Pois bem. Se você decide fazer um regime alimentar radical e reduz a sua alimentação a alface e água (eu já fiz isso, há muito tempo), você vai perder músculos, e não gordura. O corpo armazena gordura quando se vê diante de uma privação alimentar, para manter você vivo, e aí consome os músculos. Resultado: você fica fraco, flácido, não perde a gordura, e passa a gastar menos calorias (porque são os músculos que gastam nossas calorias), reduzindo seu metabolismo, e tendo ainda maior dificuldade de emagrecer depois. Tudo errado! Então, se ligue no próximo item!
#5: Para perder gordura e manter o metabolismo ativo, se alimente de 3 em 3 horas. Café da manhã, almoço e jantar permanecem, e entre estas refeições, faça lanchinhos leves e saudáveis – 1 fruta, ou 1 iogurte, ou 1 fatia de queijo branco, ou 2 torradas, enfim. É importante mostrar para seu corpo que você está fornecendo menos calorias, mas que não está privando o organismo. Assim, o organismo entende o recado, e passa a queimar gordura.
6 Fatos Que Aprendi Fazendo Dieta

#6: A perda de peso é rápida, mas a manutenção do peso é para a vida inteira. Está aí uma verdade. Perdeu a gordura que desejava? Pois trate de honrar a conquista, e não voltar para a alimentação incorreta que tinha antes de emagrecer. Para todo esforço, uma recompensa. E, para toda conquista, sua manutenção.

Estes são meus principais aprendizados – mas não sou especialista em nutrição, nem médica! Por isso, procure sempre seu nutricionista e seu médico, cuide de sua alimentação, e pratique exercícios físicos dentro do seu limite, para se manter saudável!

O importante é se amar, e se cuidar! Até mais! ; )

Um comentário :

Obrigada por acompanhar À Francesa! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...