16 agosto 2014

Emagrecer Sem Passar Fome com o My Fitness Pal

| |

Eu tive o prazer de conhecer o aplicativo My Fitness Pal há cerca de uma semana. Fui apresentada a ele , e no início achei um pouco complicado – tanto para usar, quanto para ter alguma eficácia.

Mas, depois de emagrecer um quilo em uma semana me alimentando bem e sem passar fome (praticamente uma benção, trés bien!), achei muito válido compartilhar com vocês!

Eu fiz um vídeo para ensinar direitinho como usar o aplicativo, acesse logo abaixo do texto, curta e compartilhe! 
E antes de qualquer coisa, sempre consulte um médico antes de iniciar qualquer mudança de dieta ou exercícios!
 
 Sem segredos? Trata-se, basicamente, de um diário alimentar. Mas o aplicativo facilita demais a vida. Em vez de anotar em um caderno o que você comeu para ter maior consciência alimentar e para contar calorias, você encontra rapidamente o alimento consumido no registro do aplicativo, e ali já estão as calorias contadinhas, de acordo com a porção que você consumiu. Super prático.

E mais: antes de iniciar seu diário, você coloca seu peso e altura, e nível de atividade física de acordo com suas atividades do dia a dia. As atividades mesmo, e não os exercícios físicos. Isso você tem chance de inserir no diário alimentar a cada dia, com detalhes, junto à contagem de alimentos – isso aumenta sua permissão calórica por dia. Mas, voltando ao registro! Você coloca seu peso, altura, nível de atividade, e então o principal – seu objetivo. Aí entra o objetivo de emagrecer (todo mundo quer perder pelo menos um quilinho de gordura, né).

Então, o aplicativo pede para que você escolha quantos gramas deseja perder por semana, e recomenda que sejam 500g, para um emagrecimento saudável. Tendo o objetivo e a quantidade de peso a perder por semana escolhidos, você então parte para iniciar seu diário alimentar, e o pulo do gato neste caso é que, considerando seu nível de atividade e seu objetivo, o aplicativo já estipula uma meta calórica diária. Você deve atendê-la para então chegar ao final de uma semana com sucesso para o emagrecimento programado!
Nos três primeiros dias de uso é mais difícil de usar, porque dá uma certa preguiça de inserir cada alimento. Depois, você se acostuma, e estranha não ter inserido nada no diário. Mas é importante dizer: após inserir uma refeição completa, o aplicativo memoriza todos os alimentos, e no dia seguinte, você pode inserir a mesma refeição em apenas um clique, se tiver consumido os mesmos alimentos.

Você tem ainda direito de adicionar novos alimentos, caso o que você consumiu não esteja registrado na memória do aplicativo. E você pode, a qualquer momento, inserir ou editar alimentos no seu diário.

Ao final de um dia, com refeições e exercícios (vamo aê pessoal, bora malhar esse corpo) adicionados, você então completa oficialmente seu registro, e o aplicativo lhe dá um relatório nutricional básico (existe a opção avançada com inúmeros nutrientes, se você quiser ver) dividido entre carboidratos, proteínas e gorduras, e compara seu relatório à quantidade de nutrientes ideal para ser consumida ao dia.

Quer mais? Tem mais! Fechando o registro do dia, o aplicativo lhe dá uma previsão de como estará seu peso em 5 semanas, se você continuar comendo como comeu naquele dia, e ainda lhe passa uma bronca de acordo com a situação, esteja você comendo abaixo do necessário, ou comendo muito.

Com o passar dos dias, o aplicativo mostra ainda seu consumo calórico dentro da meta semanal, e lhe dá a chance de registrar seu peso para que você possa acompanhá-lo também em um gráfico.

Eu realmente emagreci um quilo desde que comecei a usar esse aplicativo, e não é milagre. Eu digo o motivo. Fazer um diário alimentar com a facilidade de inserir informações, e de controlar calorias acompanhando a parte nutricional e a perda de peso é fantástico para realmente enxergar o quanto se come ao dia, e quão distante se está de uma meta.

Eu amo comer, e procuro me alimentar de forma saudável. Mas, com a correria do dia e também com o estresse, fica complicado acompanhar de verdade tudo o que se come. E no meu caso, caio naquela situação de tentar emagrecer comendo pouco e malhando, e ainda assim não conseguir. O meu problema eram lanchinhos ou biscoitos salgados, que, junto às refeições do dia, acabavam minando a contagem calórica diária e me fazendo estagnar na perda de gordura.

Se a gente comer um tantinho que seja acima do que podemos por dia, o corpo não elimina a gordura, não tem jeito! O saldo de calorias tem de ser menor do que o gasto calórico. E neste caso o My Fitness Pal é realmente um aliado. Você se habitua a ver o que come durante o dia, e passa a entender melhor o que vai bem ou não, ou como você pode balancear suas refeições durante o dia. E bate meio que uma vergonha misturada à preguiça quando você pensa em consumir algum alimento muito calórico. Você pensa: “ah, não vou comer esse chocolate... vai acabar com a contagem de calorias de hoje, e meu gráfico alimentar vai ficar feio, tenho vergonha disso!”. É o que acontece comigo! Porque estragar um diário tão bonitinho com um exagero de calorias? Dá pena mesmo, e aí você acaba preferindo comer certo, e isso dá resultado!!

Ficou a fim de usar logo?! Dá uma olhada nesse vídeo que fiz com um tutorial básico para você começar a usar o My Fitness Pal!
 
O aplicativo é gratuito, e está disponível para IOS, Android, Blackberry e Windows (sim, você pode acessar pelo computador se quiser, ou na palma da mão, pelo seu smartphone).

E aí, o que achou? Curtiu, vai usar? Já usou? Conta aí! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Obrigada por acompanhar À Francesa! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...