15 dezembro 2014

Fitness e Saúde: 7 Razões Para Começar a Andar de Bike

| |
Olá, pessoal!

O tema saúde e fitness de hoje é andar de bicicleta – atividade que amo desde que me conheço por gente. Amo a sensação de liberdade que andar de bike traz, com o vento no rosto, a leveza... E amo também o condicionamento físico que a atividade traz, além de deixar as pernas torneadas. Não bastando isso tudo, a bike é um meio de locomoção eficiente e ecológico (uma pena que no Brasil ainda não há estrutura para ciclovias adequadas, e respeito pelas bikes no trânsito).
Benefícios de Andar de Bike

Mas, quem sou eu pra afirmar algo? Por isso, trouxe a vocês 7 razões para começar a andar de bike agora, que a versão americana da revista Women's Health listou! Vamos conferir?

1 – Incinera calorias
Uma mulher de 60Kg pedalando numa velocidade entre 20Km/h e 22Km/h (isso é uma velocidade rápida, mas nem tanto, dá pra fazer sem morrer nos primeiros cinco minutos – sua performance vai depender muito de seu condicionamento físico, da bike, do terreno e relevo) queima cerca de 488 calorias em 60 minutos. Uau!
Benefícios Andar de Bike
 
2 – Você Pode Se Exercitar no Caminho
Se você mora perto de seu local de trabalho ou estudo, você pode pedalar para o local duas vezes por semana e queimar até 3.000 calorias extras para eliminar um quilo de gordura a cada mês
Benefícios Andar de Bike
 
3 – Você Fica Tonificado(a) Por Inteiro
Ciclistas são reconhecidos por terem pernas maravilhosas. Mas, trabalhando o guidão pode esculpir a parte superior de seu corpo também, equilibrando seu tônus – diz Erik Moen, terapeuta físico que trata atletas de elite.
Benefícios Andar de Bike
 
4 – Aumenta Sua Energia
Sente-se muito cansado(a)? Um estudo publicado no jornal Psicoterapia e Psicossomática descobriu que andar de bike melhora a energia das pessoas em 20% e diminui a fadiga em 65%. Por quê? Andar de bike estimula seu cérebro a produzir o neurotransmissor dopamina, que está ligado à energia. E não há necessidade de se acabar de pedalar. Pessoas neste estudo que pedalaram em ritmo baixo e moderado três vezes por semana, enfrentaram muito melhor sua sensação de fadiga.
Benefícios Andar de Bike


5 –  Preserva Suas Articulações
Andar de bike estressa muito menos os joelhos, quadril e coluna, comparadamente a correr. Se ligue na maneira certa de pedalar: seu joelho deve esticar levemente (cerca de 25 graus) na pedalada de baixo. Faça os ajustes necessários na altura do banco.

6 – Todos Os Músculos Sentem o Trabalho
Encontre uma subida que leva de três a 10 minutos para atravessar, sugere Rebecca Rusch, campeã mundial de mountain bike. Pedale em pé duas ou três vezes, passando cerca de metade do tempo fora do selim. Pedalando enquanto está de pé envolve seu abdômen e tríceps enquanto você se esforça para estabilizar o seu corpo sobre a bicicleta.
Benefícios Andar de Bike
 
7 – Protege Seu Coração
A doença cardíaca é o assassino número um das mulheres nos EUA, e dois fatores de risco principais são pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol LDL. Em um estudo, pesquisadores fizeram 32 mulheres pedalar a uma intensidade de moderada a alta três vezes por semana por pelo menos meia hora. Depois de um ano, elas haviam reduzido sua pressão arterial e seu colesterol LDL, e melhoraram significativamente a sua forma física e capacidade aeróbica. "Procure uma estrada ou caminho onde você pode andar por pelo menos 30 minutos sem parar para que possa manter um ritmo consistente de alta", diz Rusch.
Benefícios Andar de Bike

Não tem bike? Procure uma boa aula de spinning na academia de ginástica mais próxima de sua casa ou local de trabalho/estudo! Aulas de spinning são feitas coletivamente e com uma seleção especial de músicas, o que pode ajudar muito na motivação.
Benefícios Andar de Bike

Tem bike, mas não tem motivação pra sair pedalando sozinho(a) por aí? Procure um clube de bike na sua cidade! Funciona como um clube de corrida, em que as pessoas se juntam em determinado local e pedalam pela cidade numa rota previamente definida pelos organizadores. E normalmente é de graça! Em Campinas, cidade onde moro, existe o Campinas Bike Clube (soube dele através do amigo Lucas Job - obrigada Lucas!), que organiza as pedaladas em grupo todas 3as e 5as, às 20h, Sábados às 16h, Domingo às 9h, e em datas esporádicas para passeios maiores. Os passeios duram cerca de 1h, são organizados e seguros (os organizadores param o trânsito se necessário para a circulação de bikes) e divididos em níveis de dificuldade, para permitir que iniciantes e veteranos se divirtam igualmente.
Olha eu aqui de blusa cinza e laranja  no centro da fotocom o pessoal do Campinas Bike Clube! Amei esse passeio, e preciso ir mais vezes!!
Benefícios Andar de Bike


E não se esqueça da segurança: mantenha sua bike bem cuidada, calibre sempre os pneus, e use capacete! Luvas são bem vindas também.

O que está esperando pra pedalar ainda hoje? ; )
Beijos!

Um comentário :

Obrigada por acompanhar À Francesa! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...