15 outubro 2014

Oh Captain, My Captain - Dia do Professor!

| |
Oi!
Pessoal, me perdoem pela ausência do post de 3ª feira, e de um vlog! Esta semana foi corrida, mas tudo deve entrar nos eixos novamente!
  Oh Captain My Captain
Hoje não posso deixar de homenagear o Professor, pelo seu dia! Datas comemorativas como esta são instituídas pela sociedade, e talvez até pelo comércio, mas está aqui uma instituição de homenagem mais do que merecida. Professores transformam vidas, e se tornam figuras inesquecíveis na memória.

Dia do Professor

Me lembro com muito carinho da Tia Noeli, minha professora de Português e Estudos Sociais (no meu tempo era assim, e havia outra profa. que dava aulas de Matemática e Ciências), que na 2a Série do antigo Ensino Fundamental (quando havia 8 séries somente, e não 9) me ensinou a amar a Língua Portuguesa, e me fez apaixonar perdidamente por poesia, um caminho sem volta. Foi por causa dela que escrevi em casa meu primeiro livrinho de poemas, com 7 anos, e o chamei de "Versinhos de Clá Clá", para o deleite de meus pais e do meu irmão, e meu absoluto orgulho infantil. E hoje a paixão por leitura, literatura e escrita é o que me faz me sentir gente.

Depois disso, tive muitos professores maravilhosos e inesquecíveis. Sei que, enquanto viver, ainda terei muitos outros assim. Mas, para coroar esse meu sentimento de admiração pelo professor, na adolescência fui impactada pelo filme que se tornou o meu predileto, até agora sem concorrência:  Sociedade dos Poetas Mortos
Oh Captain My Captain
Oh Captain My Captain

Sem delongas, o filme trata sobre a transformação que um professor de estilo jovem e moderno, apaixonado por poesia, causa em um grupo de alunos. Transformação esta tão profunda e maravilhosa, que os faz ter vontade e coragem de buscar o que realmente desejam de suas vidas, com paixão. Em cena célebre, o fantástico ator Robin Williams (deixou um espaço vazio com sua morte em 2014, triste) sobe em uma mesa e recita o poema de Walt Whitman Oh Captain, My Captain (leia o poema aqui), e pede para que os alunos o chamem desta forma. Mais tarde, o professor é expulso da escola por seu comportamento considerado "transgressor". E em outra cena famosa, os alunos então sobem em suas carteiras e falam em voz alta, a expressão "Oh Captain, My Captain", para homenagear o mestre e defender seu retorno, perante o Diretor da escola. Vejam esta cena aqui (eu me emociono TODA vez que assisto): 

Oh Captain My Captain


Oh, Captain! My Captain!!! Parabéns a todos os Professores maravilhosos, que doam suas vidas para transformar tantas outras! Muito obrigada!

Até breve! ; )

2 comentários :

  1. Sempre amei escrever poesias!! Tive até uma publicada no livro do Porto! Pena que faz mto tempo que não escrevo. E ainda não vi esse filme!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Ari, me mande algum poema seu pra eu ler!! =D

      Excluir

Obrigada por acompanhar À Francesa! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...