29 setembro 2014

Os 6 Benefícios do Chimarrão para a Saúde – Emagrecer é um Deles!

| |


Olá, pessoal!



Segunda-feira é dia de pensar em saúde aqui no blog!

Por isso, hoje a dica é sobre um chá que eu tomo há anos, e que faz muito bem à saúde, em diversos aspectos: o chimarrão.

Sou gaúcha, e tomo chimarrão desde que me conheço por gente - mais por conta de um hábito familiar, mesmo. Quando era criança não gostava tanto assim, mas faz alguns anos que coloquei o chimarrão no meu dia a dia e hoje sei o quanto me faz sentir bem e disposta. O sabor é amargo, a forma de preparar exige certo jeitinho, mas vale demais à pena! Trata-se de um chá, só que mais forte. Vejam meu chimarrão e a garrafa térmica:

Importante dizer: chimarrão de verdade é diferente de Tereré. O chimarrão é bebido quente (quase fervendo), e não é adoçado! O fato de ser quente, e de não ter açúcar ou adoçante, deixa a bebida mais saudável ainda.Vai aí um chimarrão enquanto o trânsito não anda?



E vamos aos benefícios pra você adotar o chimarrão no seu dia a dia pra já:

- Digestivo – a erva mate tem propriedades que auxiliam na digestão. Por isso o gaúcho tem o hábito de tomar o chimarrão como acompanhamento do churrasco.

- Diurético – a erva também tem propriedades que ajudam a eliminar toxinas do organismo, e é hidratante. Então é um ótimo auxiliar no detox depois de um dia de comilança!

- Estimulante – o chimarrão tem mais cafeína do que café. Por isso estimula a atividade mental, e ajuda a deixar disposto e alerta. Só é contra-indicado antes de dormir.

- Fonte de vitaminas e minerais – a erva mate tem, além da cafeína, vitaminas A, B1, B2, C e E, minerais como ferro, fósforo e potássio, e ácido fólico.

- Auxilia na Atividade Física – a cafeína é estimulante e por isso tomar chimarrão pode substituir bem um suplemento artificial!

- Auxilia no Emagrecimento – por conta de todos os benefícios acima, o chimarrão sem dúvida ajuda a emagrecer. Não há intestino preguiçoso e inchaço que resistam a algumas doses de chimarrão. E nem preguiça pra fazer exercício depois de tomar o chimarrão também!



Quer tomar logo um bom chimarrão?



Para fazer o seu, você precisará de:

- Erva Mate (Ilex Paraguaiensis) – é vendida seca, por Kg, em casa de produtos naturais ou mercados municipais (em Campinas é possível encontrar 1Kg no Mercado Municipal por cerca de R$18,00 – gosto muito de comprar a marca Barão de Cotegipe). Pode ser encontrada moída fina ou grossa. Gosto mais da moagem grossa, porque deixa o chimarrão mais “encorpado”, e a erva não escapa pela bomba ao tomarmos a bebida.


- Cuia – é onde você vai colocar a erva mate e a bomba para tomar seu chimarrão. Recomendo comprar uma cuia com pé, como a minha, assim ela para quieta sozinha. Do contrário você, obviamente, precisará também de um suporte (que pode ser um copo ou uma caneca).

- Bomba – não se assuste com o nome! É a peça que vai servir para você efetivamente beber o chimarrão, como se fosse um canudo, feita em aço inox, podendo ter prata e/ou ouro.

- Água – quase em ponto de fervura.

- Garrafa térmica – para manter a água quente. O gaúcho também toma usando a água direto da chaleira, mas dá certo só quando várias pessoas estão tomando chimarrão (a “roda” de chimarrão dos gaúchos) e a água acaba rápido, não havendo tempo para que ela esfrie.

Modo de Preparo
O preparo exige cuidado, mas é simples. Copiei aqui algumas das instruções da erva mate Barão de Cotegipe e do colunista do blog Papo de Homem Luiz Minduim, e adicionei algumas dicas:

1 – Coloque 2/3 de erva-mate na cuida e acomode-a sobre um de seus lados.

2 – Coloque um prato sobre a cuia e a incline (você pode usar a mão em vez do prato também), deixando um espaço vazio que venha desde o fundo. Tire o prato, despeje água morna (não pode estar quase fervendo para iniciar o chimarrão, do contrário fica muito amargo) na parede da cuia até encher. Aguarde a erva mate inchar e se umedecer.

3 – Introduza a bomba até o fundo da cuia, mantendo o bocal fechado com o dedo polegar até assentá-la bem. Coloque água quente e sirva seu chimarrão!!

4 – Quando a infusão acabar é necessário acrescentar mais água. A operação pode ser repetida até que o chimarrão deixe de espumar, sinal de que a erva já enfraqueceu.

Eu já estou aqui tomando meu chimarrão enquanto escrevo este post! E você, vai fazer o seu também?

Até a próxima! ; )

Um comentário :

  1. Muito bom o seu artigo para agregar conhecimento. Eu não sabia de todos estes benefícios do chimarrão.

    ResponderExcluir

Obrigada por acompanhar À Francesa! =D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...